O Museu Mário Fava foi concebido para abrigar o carro e os documentos que contam a história de uma das maiores aventuras automobilísticas mundiais.
Instalado em Bariri e inaugurado no dia 21 de julho de 2018, o Museu conta a história da primeira viagem entre o Brasil e os Estados Unidos, realizada por três valentes brasileiros, Leônidas Borges de Oliveira, Francisco Lopes da Cruz e Giuseppe Mário Fava. Valendo-se de dois veículos, o primeiro um automóvel FORD MODELO T, batizado de BRASIL, fabricado em 1918, foi doado pelo jornal “O Globo”, na cidade do Rio de Janeiro. O outro, uma caminhonete denominada São Paulo, também Ford modelo T, fabricado em 1925, doada pelo “Jornal do Comércio”, na capital paulistana.
A bordo do primeiro carro, no ano de 1928, a expedição partiu do Rio de Janeiro em direção à cidade de São Paulo, onde foi incorporado o segundo veículo. Chegaram a Nova York em 1938, depois de superar florestas impenetráveis, pântanos intransponíveis, rios caudalosos e a temível Cordilheira dos Andes, para chegarem ao seu destino e de lá retornarem ao ponto de partida, depois de 10 anos de emoções, alternados de sofrimento, dor e glória.
O Museu contém em seu acervo o carro BRASIL, uma estátua do mecânico Mário Fava em tamanho natural, vasta documentação fotográfica e Livros, que contam com detalhes a admirável façanha. A história da grande viagem dos expedicionários e do prédio onde o museu está instalado estão nos livros “MUSEU MÁRIO FAVA – HISTÓRIAS DE BARIRI”, do historiador e escritor José Augusto Barboza Cava; “O BRASIL ATRAVÉS DAS TRÊS AMÉRICAS”, do pesquisador e escritor Beto Braga e “EU NÃO SABIA QUE ERA TÃO LONGE”, do escritor Osni Ferrari. Estas obras estão disponíveis no Museu, podendo ser adquiridas no local ou via internet.