Museu Mário Fava
MENU
  • Home
  • O Museu
  • A Viagem
  • Nossos Heróis
  • Museu Mário Fava
  • Mapa da Viagem
  • Horário
  • Notícias
  • Contato
  • Notícias

  • 13/09/2019

    Exposicao do Museu Mario Fava atrai novos olhares

    Carretera Panamericana
    A exposição “Mário Fava e a Carretera Panamericana”, que retrata a maior aventura do homem por terra, tem despertado o interesse de bom público. Ela começou no dia 1 de agosto e segue até o mês de dezembro. Entre as personalidades que passaram pelo Museu, na primeira quinzena da mostra, está a presidente da Academia Baririense de Letras e Artes (Abla), Valderez de Mello; o ator e teatrólogo Benedito Irivaldo Vado de Souza e integrantes da família Buzanello. Todos foram recepcionados pelo curador José Augusto Barboza Cava, o Cavinha, e pelo coordenador educativo Maurício Tadeu de Andrade.
     
    Para a escritora Valderez, Bariri está no ápice cultural com o Museu e vai ainda mais longe. “É fantástica a evolução que o Museu passou com esta nova mostra. Fico emocionada, pois este prédio, que conheci ainda criança, abriga muitas histórias e memórias. Ele estava esquecido, deteriorado. Hoje está restaurado, iluminado, totalmente renovado. Trata-se do resgate físico do prédio da Sociedade Italiana. Além disso, é uma história mundial que temos o privilégio de guardar”, descreve.
     
    Valderez classifica o Museu como o porta jóia da cultura baririense. “Mario Fava e seus companheiros atravessaram as Américas sem recursos. Surpreende a coragem do homem e a força que vem do seu coração. Essa rica história deve servir como modelo para as nossas crianças”, conclui.
     
    A escritora e advogada tem 23 livros publicados, sendo que 10 são volumes infantis. Atualmente escreve o romance “O príncipe e a poetisa”, que resgata usos e costumes de época.
     
    Guinness
    Natural de Mogi Guaçu, o ator e teatrólogo Benedito Irivaldo Vado de Souza, conhecido como Vado, afirma que ficou surpreso com tanto aprendizado que adquiriu ao visitar o Museu Mário Fava. “Todos devem valorizar esta rica história. Quanta emoção em conhecer esta aventura! Estou muito feliz!”, destaca. 
     
    O ator passou pelo Museu acompanhado pelo chefe do setor de Cultura da Prefeitura, Renato Dias dos Passos. “A exposição está fantástica. Fiquei surpreso em ver a evolução do Museu”, diz.
     
    Vado está em cartaz há 48 anos com o monólogo Navio Negreiro - baseado no poema homônimo de Castro Alves. Em 2012, teve o recorde certificado pelo Guinness World Records de carreira mais longa como produtor teatral pela mesma produção, quando completou 40 anos e sete meses - contados de 23 de outubro de 1971 a maio de 2012.
     
    Em Bariri realizou apresentações no dia 9 de agosto no Centro Educacional, Cultural e de Exposições Mário Fava.
     
    Família no Museu
    O diretor da escola de Administração Pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), José Carlos Buzanello, também visitou o Museu Mário Fava. Ele veio acompanhado pelos irmãos, Paulo Roberto Buzanello, o Paulo Gaúcho da Adega La Casa Nostra, de Bariri; e Vera Buzanello, diretora executiva da Discovery Networks na América Latina. Ela reside em Madrid, na Espanha. Os irmãos são naturais de Nova Palmas (RS), e vieram comemorar o aniversário do irmão Paulo Gaúcho.
     
    Também compôs o grupo a diretora da Cooperativa Educacional de Bariri (Coeba), Lia Maura Belluzzo Queiroz Foloni, Marcos Segui - esposo de Vera - e os amigos Fernanda Ricci Romero, Miguel  Romero e Henrique Romero.
    José Carlos afirma que considera o Museu bem concebido e organizado com demonstrações didáticas da epopeia dos três heróis da viagem, pela coragem no “empreendimento quase impossível”.
     
    Ele conta que irá publicar o livro “Memórias e outros escritos”, que retrata a sua história familiar e a imigração italiana em Nova Palmas. No livro, há uma dedicatória especial ao curador Cavinha. “Em Nova Palmas há o maior centro de pesquisa de famílias italianas. Atualmente são 50 mil famílias catalogadas”, revela. 
     
    Interessados em conhecer o Museu Mário Fava podem agendar visitas para grupos ou comparecer de segunda a sábado, das 9 às 17 horas. O Museu fica na rua Tiradentes, 410. Centro. Telefone: (14) 3662-1317. (Texto: Juliana Campos, assessora de imprensa)
     
     
     
     
    Créditos: Juliana Campos/assessora de imprensa


    VOLTAR PARA PÁGINA DE NOTÍCIAS


VISITE O MUSEU

Clique no botão abaixo para fazer uma visita virtual ao museu.





CONHEÇA OS NOSSOS LIVROS

Eu não sabia que era tão longe

Eu não sabia que era tão longe

Osni Ferrari, engenheiro civil e escritor baririense, é um dos fundadores do MUSEU MÁRIO FAVA. Já há alguns anos, vem desenvolvendo o importante trabalho de resgate da trajetória de Mário Fava.

Museu Mário Fava - Histórias de Bariri

Museu Mário Fava - Histórias de Bariri

José Augusto Barboza Cava, historiador e escritor baririense, Cavinha como é conhecido, é um incansável pesquisador da História de Bariri e de seus personagens. É também um dos fundadores do MUSEU MÁRIO FAVA e seu Curador.

O Brasil através das três Américas

O Brasil através das três Américas

Beto Braga, empresário e pesquisador bauruense, teve a oportunidade de entrevistar Mário Fava, então com 91 anos, e a partir dali começou a divulgar nacional e internacionalmente, a história da grande viagem.




Caixa-box com as três edições

Caixa-box com as três edições




Algumas edições de nossos livros estão esgotadas. Para saber mais informações entre em contato pelo e-mail museu@museumariofava.com.br





AMMF

Endereço

  • Museu Mário Fava
    Rua Tiradentes, 410 - Bariri – SP
    CEP: 17250-000

Horário de Atendimento

  • Normal: De Segunda a Sexta: 09:00h às 17:00h.
    Sábado: 09:00h às 13:00h
    Domingo:fechado

Links

  • Home
  • O Museu
  • A Viagem
  • Nossos Heróis
  • Mapa da Viagem
  • Horário
  • Notícias
  • Contato

Contatos

  • Telefone:
    (14) 3662-1317
  • Whatsapp:
    (14) 99674-8957
  • E-mail:
    museu@museumariofava.com.br

Siga-nos

© Museu Mário Fava 2018. Todos os direitos reservados. Controle sua privacidade
Criação e desenvolvimento: Criação Online