Museu Mário Fava
MENU
  • Home
  • O Museu
  • A Viagem
  • Nossos Heróis
  • Museu Mário Fava
  • Mapa da Viagem
  • Horário
  • Notícias
  • Contato
  • Notícias

  • 03/09/2019

    Emocao e homenagens marcam evento comemorativo

    Emoção e homenagens marcam evento comemorativo do Museu Mário Fava

     

    A noite do último sábado, 31 de agosto, foi de festa no Museu Mário Fava. Convidados, entre eles autoridades, empresários e intelectuais prestigiaram o evento comemorativo que marcou de forma especial o primeiro ano de funcionamento da instituição e também a nova exposição “Mário Fava e a Carretera Panamericana”.

    A coordenadora do projeto, Renata Prado, destaca que o evento foi criado com a proposta de compartilhar cultura e homenagear com gratidão pessoas importantes para a consolidação do Museu. “O Museu Mário Fava surgiu pela iniciativa de recuperar um prédio histórico, que abrigou a sociedade italiana, junto com a preservação da figura histórica de Mário Fava, um cidadão que colocou Bariri nos noticiários nacionais e internacionais”, considera.

    Dentro do projeto educativo desenvolvido junto à Exposição, durante o mês de agosto, 834 estudantes - das redes pública e privada - conheceram a fundo a maior aventura por terra concluída pelo homem. Segundo Renata, a nova exposição conta a história de maneira ainda mais interativa e atrai público de todas as faixas etárias, com atenção especial às crianças e jovens do município. “É a juventude de Bariri conhecendo e se orgulhando de ser um cidadão baririense, como Mário Fava”, diz.

    O curador do Museu, José Augusto Barboza Cava, o Cavinha, prestou uma homenagem ao patrono Aziz Chidid Neto. “Assim como Mário Fava, o Aziz acreditou que era possível e com muito esforço presenteou a nossa cidade com o Museu. É uma valiosa contribuição para a cultura, em especial à nossa juventude”, destaca.

    Durante o evento, receberam homenagens especiais o patrono Aziz Chidid Neto, o curador Cavinha, a equipe do museu na figura da administradora Fabiane Rodrigues da Silva, a diretora de Educação e Cultura Ana Fabíola Camargo Fanton Rodrigues e a coordenadora pedagógica do município Valeria Videira Cócia.

    Os convidados também conferiram um vídeo com registro das primeiras visitas à exposição “Mário Fava e a Carretera Panamericana”. Na sequência, foram convidados a prestigiar a nova exposição. “Foi uma noite de festa, alegria e emoção para selar o nosso compromisso com a preservação e disseminação desta fascinante história”, completa Cavinha.

    Impressões

    Os empresários Mariane Durante Fernandes e Rafael Fernandes afirmaram que ficaram surpresos positivamente com a história da expedição, e também com a organização e estrutura moderna do Museu. “Todos deveriam vir conhecer esta preciosidade que temos em nossa cidade”, diz Fernandes.

    Para Denise Figueiras, diretora da Universidade Corporativa Memorial, a nova configuração do Museu representa um triunfo à educação. Considera que ficou mais bonito, aconchegante, atrativo e que vazios foram preenchidos. “Ficou excelente, em vários aspectos, principalmente para o jovem aprender bem o conceito do que é uma viagem e ter a noção do tempo que levou a expedição, que foram dez anos. Isto porque ele leva mais tempo para ver toda a exposição, o que contribui para compreender a sua temporalidade”, observa.

    O prefeito Francisco Leoni Neto e a vice prefeita Maria Pia Bete Pio da Silva Nary destacam o ganho cultural que representa a parceria entre o Museu e a Diretoria da Educação. “Nossos alunos têm a oportunidade de conhecer esta história fantástica, este rico acervo, estamos muito satisfeitos e empenhados para contribuir no que for necessário, como manter contato com a Secretaria de Cultura do Estado”, sinaliza Neto.

    Nova exposição

    O programa educativo segue com uma série de visitas de escolas parceiras, entre elas as municipais Julieta Rago Foloni, Euclydes Moreira da Silva, Angela Prearo Fortunato e Rosa Benatti; as estaduais Idalina Vianna Ferro e Ephigênia Cardoso Machado Fortunato e as particulares Cooperativa Educacional de Bariri (Coeba) e Max Beny Macena.

    Unidades de ensino interessadas em conhecer a exposição, de Bariri ou região - da rede pública ou privada - podem entrar em contato com a equipe do Museu para realizar o agendamento. A entidade oferece a entrada e o transporte gratuitos aos grupos de estudantes. Além disso, todos são contemplados com o Jogo das Américas, um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre esta aventura que uniu as Américas por estradas nunca antes experimentadas.

    A exposição traz painéis com textos explicativos, objetos de época e recursos de áudio e vídeo com entrevistas sobre a fantástica expedição. Ela retrata de forma interativa a história da aventura que começou em 1928, durou 10 anos, e passou por 15 diferentes países. O ponto alto da visita é poder conhecer o Ford T 1918 utilizado na expedição e a estátua de Mario Fava em tamanho real.

    A programação se estende até o mês de dezembro e a previsão é que 2,5 mil estudantes vivenciem a surpreendente história dos desbravadores Leônidas Borges de Oliveira, Franscisco Lopes da Cruz e o baririense Mário Fava.

    O trio percorreu 28 mil quilômetros, percurso que deu origem à atual Carretera Panamericana. Os três jovens saíram do Brasil com destino aos EUA inspirados em um sonho: queriam provar que era possível unir as Américas por uma rodovia. (Texto: Juliana Campos, assessora de imprensa)

     

    Serviço:

    O Museu fica na rua Tiradentes, 410. Centro. Telefone: (14) 3662-1317

    Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado das 9 às 17 horas

     

     

    Créditos: Juliana Campos/assessora de imprensa



    VOLTAR PARA PÁGINA DE NOTÍCIAS


VISITE O MUSEU

Clique no botão abaixo para fazer uma visita virtual ao museu.





CONHEÇA OS NOSSOS LIVROS

Eu não sabia que era tão longe

Eu não sabia que era tão longe

Osni Ferrari, engenheiro civil e escritor baririense, é um dos fundadores do MUSEU MÁRIO FAVA. Já há alguns anos, vem desenvolvendo o importante trabalho de resgate da trajetória de Mário Fava.

Museu Mário Fava - Histórias de Bariri

Museu Mário Fava - Histórias de Bariri

José Augusto Barboza Cava, historiador e escritor baririense, Cavinha como é conhecido, é um incansável pesquisador da História de Bariri e de seus personagens. É também um dos fundadores do MUSEU MÁRIO FAVA e seu Curador.

O Brasil através das três Américas

O Brasil através das três Américas

Beto Braga, empresário e pesquisador bauruense, teve a oportunidade de entrevistar Mário Fava, então com 91 anos, e a partir dali começou a divulgar nacional e internacionalmente, a história da grande viagem.




Caixa-box com as três edições

Caixa-box com as três edições




Algumas edições de nossos livros estão esgotadas. Para saber mais informações entre em contato pelo e-mail museu@museumariofava.com.br





AMMF

Endereço

  • Museu Mário Fava
    Rua Tiradentes, 410 - Bariri – SP
    CEP: 17250-000

Horário de Atendimento

  • Normal: De Segunda a Sexta: 09:00h às 17:00h.
    Sábado: 09:00h às 13:00h
    Domingo:fechado

Links

  • Home
  • O Museu
  • A Viagem
  • Nossos Heróis
  • Mapa da Viagem
  • Horário
  • Notícias
  • Contato

Contatos

  • Telefone:
    (14) 3662-1317
  • Whatsapp:
    (14) 99674-8957
  • E-mail:
    museu@museumariofava.com.br

Siga-nos

© Museu Mário Fava 2018. Todos os direitos reservados. Controle sua privacidade
Criação e desenvolvimento: Criação Online